Sites Grátis no Comunidades.net

IGREJA EV. ASSEMBLÉIA DE DEUS -COLINA LARANJEIRAS



Total de visitas: 5665
ESTUDOS

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO

            Salvação é um termo muito amplo. C. I. Scofield, no seu comentário sobre Rom. 1:16, diz muito aptamente: !As palavras hebraicas e gregas para salvação implicam as idéias de livramento, segurança, conservação, cura e santidade?. Salvação é a grande palavra inclusiva do Evangelho, reunindo em si todos os atos e processos redentivos: como justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação e glorificação.

            Salvação, portanto, no seu sentido lato, tem que ver tanto com a alma como com o corpo, com a  vida presente bem como com a futura. Ela faz referência não só à remissão da penalidade do pecado e à remoção de sua culpa, mas também à conquista do hábito do pecado e a remoção final da presença do pecado no corpo. É só pelo reconhecimento disto que alguém pode agarrar o alcance completo da doutrina bíblica de salvação. E é só por se poder classificar cada passagem que trata da salvação na base dos fatos precedentes que alguém pode evitar a confusão na mente do crente mediano. Podemos realizar este fim melhor notando que se fala da salvação em três tempos e considerando cuidadosamente cada tempo. Todos os três tempos estão rascunhadamente somados em 2 Cor. 1:10 ?Que nos livrou (passado) de uma tão grande morte e livra ainda (presente); em Quem confiamos que ainda nos livrará (futuro)?.

I. O TEMPO PASSADO DA SALVAÇÃO

            Notai as seguintes passagens:

            A tua fé te salvou? (Lc. 7:50). !Pela graça fostes salvos por meio da fé? (Ef. 2:8). !... que nos salvou e chamou com uma santa vocação? (2 Tim. 1:9). !... salvou-nos segundo Sua misericórdia? (Tito 3:5).

            Toda estas passagens e muitas outras como elas falam da salvação como uma obra terminada no passado. Este tempo de salvação coincide com a santificação passada do crente, como considerada no capítulo anterior. Ela tem que ver (1) com a alma; (2) com a remissão da penalidade do pecado, a remoção da culpa e mesmo a remoção da presença do pecado da alma.

            Neste sentido a salvação do crente está completa. Como dissemos da justificação, assim podemos dizer deste tempo da salvação: é um ato e não um processo: ocorre e se completa no momento em que o indivíduo crê; não admite graus nem estágios.

            É  sob este tempo de salvação que devemos classificar as passagens que falam do crente como possuindo vida eterna agora. Vide João 5:24, 6:47, 17:2,3; 1 João 3:13, 5:11,13. Isto quer dizer, simplesmente, como expresso em João 5:24, que o crente passou de sob todo perigo de condenação e do poder da segunda morte.

II. O TEMPO PRESENTE DA SALVAÇÃO

            A palavra da cruz é loucura para os que se perdem; mas,  para nós que estamos salvos (marg., estamos sendo salvos) é o poder de Deus? (1 Cor. 1:18).

O particípio grego na passagem supra está no tempo presente e denota !aqueles sendo salvos, o ato... estando em progresso, não completado? (E. P. Gould).

            É com referência ao tempo presente da salvação que Fp. 2:12 fala, quando diz: !Operai a vossa própria salvação com temor e tremor." O sentido desta passagem é que os crentes filipenses tiveram de efetivar em suas vidas a nova vida que Deus implantara nos seus corações .

            Outras passagens há nas quais a salvação não está mencionada , as quais, não obstantes, referem o processo presente de salvação, tais como Rom. 6:14; Gal. 2:19,20; 2 Cor. 3:18.

            No tempo presente da salvação os crentes estão sendo salvos, através da obra do Espírito morador, do hábito e domínio do pecado. A salvação é assim equivalente à santificação progressiva: não tem que ver com a alma nem com o corpo, mas com a vida.

III. O TEMPO FUTURO DA SALVAÇÃO

            Nas passagens seguintes a salvação é falada como algo ainda futuro: Rom. 5:9,10, 8:24, 13:11; 1 Cor. 5:5; Efe. 1:13,14; 1 Tess. 5:8; Heb. 10:36; 1 Ped. 1:5; 1 João 3:2,3.

            Em Rom. 8:23 Paulo nos fala do que é, em geral esta salvação futura. É a redenção de nosso corpos?, o que ele quer dizer a aplicação da redenção ao corpo de crente. Isto terá logar na ressurreição dos que dormem em Cristo (1 Cor. 15:52-56; 1 Tess. 4:16) e no rapto dos que estiverem vivos na vinda de Cristo no ar (1 Tes. 4:17). É só então que o espírito regenerado entrará em completa fruição da salvação. Assim lemos que o espírito é para ser salvo !no dia do Senhor Jesus? (1 Cor. 5:5). Este tempo de salvação tem que ver principalmente com o corpo e a presença do pecado no corpo.

            É sob esta epígrafe que devemos classificar todas as passagens que tratam da vida eterna como de alguma coisa que o crente receberá no futuro.  Vide Mat. 25:46; Mc. 10:30; Tito 1:2, 3:7.

            Temos assim a bela harmonia que existe entre todas as passagens que tocam o assunto da salvação. Não há conflito entre estas passagens, porque elas se referem a diferentes fases da salvação. Absurdo é e herético qualquer homem tirar um grupo das três, não importa que grupo ele tire, e procurar negar ou nulificar um ou outro, ou ambos, dos dois grupos restantes. O modo da verdade é tomar todos eles corretamente divididos.

            Seja observado ao encerrar que a salvação em todos os seus tempos e fases é do Senhor. Paulo dá-nos o método de Deus no trabalho da salvação, do princípio ao fim em Fp. 1:6 e 2:13. Deus inicia a obra da salvação e a levará até sua consumação. E por toda a caminhada Ele opera em nós !tanto o querer como o fazer Seu bom prazer?. E mais, é tudo de graça pela fé. !Porque nEle se revela a justiça de Deus de fé em fé; como está escrito: O justo viverá pela fé." (Rom. 1:17).

-----------------------------------------------------------------------------------

A ALEGRIA NO LAR

ASSUNTO.:        A ALEGRIA NO LAR

 

TEMA ESPECÍFICO:         EM BUSCA DO QUE SE PERDEU

 

TEXTO:       LUCAS  15:8-10

 

INTRODUÇÃO:

         A família tem sido o alvo tanto de Deus para edificar, como também do inimigo para a destruir.

Um outro problema que tem feito com que as famílias percam alguns valores é a correria do dia a dia, em função do capitalismo, tem cercado o tempo dos pais(cônjuges) e também em relação aos filhos.

 

O QUE É LAR? Lugar onde se vive e se mora. Portanto, é o lugar onde deveríamos ver a alegria transbordando.

 

Bem no trabalho, bem nos estudos e na Igreja ( Provérbios 31:10-31)

-         Trabalhamos melhor e produzimos mais quando tudo vai bem em casa. Queremos voltar para o lar o mais rápido possível e com satisfação.

-         Geralmente os péssimos alunos são de famílias destruídas.

-         Muitas pessoas vão para a igreja, como cacos ambulantes, na esperança de receber uma benção para reconstruir sua família. Se fosse ao contrário e saíssemos de casa para o culto com alegria, certamente o mesmo seria mais festivo e cheio de louvores e nos renderíamos mais a Deus.

 

O QUE É DRACMA?

DRACMA = moeda = valores = 10 dracmas  =   10 valores.

-         Quais os valores que sumiram em seu estudo? Em seu trabalho? Em sua casa? Em seu casamento?

-         O que você tem feito para resgata-los?

 

VEJA ALGUNS VALORES PERDIDOS

 I-O DRACMA DO RESPEITO:

- Respeitar é considerar o valor o outro. Quem respeita, ouve com atenção e participa dos sonhos do outro. I Pedro 3:1 e 7

-         Sumiu o diálogo e o respeito entre pais e filhos. Colossenses 3:20-21

 

II-A DRACMA DO CARINHO:

-     Carinho é uma manifestação de amor, ele desemboca no beijo, no abraço gostoso.

-      Carinho de pai e filhos e vice-versa.

-      Carinho de cônjuges que ainda trocam elogios, prioriza um ao outro e transpiram prazer quando estão perto. I Pedro 3:8-9 (“fraternalmente amigos” e “bendizendo”).

* Você beijou o seu cônjuge hoje? Já declarou amor a seu filho? Já abraçou seus pais?

 

II-A DRACMA DA RELIGIOSIDADE:

 

A vida de muitas famílias hoje tem se limitando a “casar no religioso” ou “batizar os filhos” e nada mais. Depois, só dia do enterro, ou numa grave enfermidade é que voltam a pensar em Deus, outros vão uns poucochinhos mais adiante: ainda vão aos cultos de Domingo. Mas em casa não há vida de oração de leitura Bíblica.

-hoje é comum ao projetarmos nossas casas a sala bem grande para o maior ídolo do lar (TV), aquela que dedicam mais tempo e atenção. Em muitas casas tem sala de TV. Mas não sala de oração ou de “CULTO DOMÉSTICO”. Jó fazia o seu culto doméstico. Jó 1:5.

Assim fazia Jó continuamente.

 

COMO REECONTRAR AS DRACMAS PERDIDAS

 I - TOMANDO ATITUDE DE HERÓI

Veja o 1 segredo do texto: o verbo está na 1ª do singular “EU PERDI, EU ACHEI”. Foi ela também que procurou, não foram as vizinhas que vieram varrer sua casa, não foi o pedreiro..., Ela mesma decidiu procurar.

Você quer que alguma área seja restaurada em seu lar?

-Está procurando as dracmas perdidas?

-Está varrendo a poeira para poder achar

- Busque a Deus para ele usar você, para achar estes valores e diga.(Isaías 6:8).

 

No texto de II Reis 4:26 existe uma ordem nas palavras que chama nossa atenção: Vai tudo bem? Contigo, com teu marido, com teu filho? Note: Primeiro estar bem comigo para depois estar bem com a minha casa.

 

II – VALORIZE OS MENORES DETALHES

A mulher tinha10 dracmas/valores perdeu apenas uma. Ficou com 09 a maioria, mas antes de perder a segunda, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrás do prejuízo ( Detalhes)

 

-Broca (Inseto) também é pequenina, mas aos poucos destrói toda a estrutura de um armário.

 

PEQUENOS DETALHES :

Bom dia/boa noite        - Parabéns no aniversário     - Sapato sujos

Escovar os dentes                  - Usar desodorante                - Roupas espalhadas

 

Estes pequenos detalhes, entre outros, que você poderá relacionar. Peça sabedoria a Deus

Tiago 1:5

 

 

 

III – NÃO ACEITE O CAOS COM ALGO NATUTAL:

 

O texto diz que a mulher PROCURA a moeda, isto é, ela não se assentou ba cadeira da comodidade, dizendo: a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa para lá! Não! Ela reagiu, se esquentou , foi atrás. ELA PROCUROU!.

-Quantos em sua casa de assentam  na cadeira da comodidade, sempre achando que “o mundo é assim mesmo, não tem jeito de melhorar”, o afirmando “todo adolescente tem que usar drogas,todo marido é sem vergonha, toda mulher reclama”. Meu querido irmão Deus não fez lar para ser um inferno. .Se está acontecendo, estamos precisando de reagir, ir a luta, com o caso de ABGAIL, relata em I Samuel 25:1-44.

 

Decida agora um meio de salvar o seu lar. Invista na  procura de uma restauração da alegria em seu lar.

 

IV– TEMOS QUE HUMILHAR, PARA TER VER AS MUDANÇAS:

 

A Mulher “ VARREU A CASA”, varrer incomoda quem se prontificou  a assentar, incomoda a poeira ou sujeiras que já se tornaram parte da mobília.

QUEM SABE, SE ISTO QUE ESTÁ FALTANDO EM SUA CASA: UMA VARRIDINHA EM:

Sua boca, para produzir novas palavras : Provérbios 18:21 ; Tiago 3:10

Seu tempo, para que você o administre e tenha tempo para Deus. Ecl 3:1-8

 

Nota: Coloque-se em oração para que o Espírito Santo lhe ajude a entender quais “os Cantos que precisam se varridos”

 

V– SEJA DILIGENTE

 Veja a expressão do texto “ATÉ ENCONTRÁ-LA”. Seja obcecado por este propósito. Ela só parou quando encontrou a dracma.

Há os que procuram os valores perdidos dentro de casa, como menino mal mandado: Dá só uma olhadinha por cima e diz que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com tanta preguiça que , mesmo estando próximo do que procuram, não encontra.

 

Conselhos:

-         Não é só procurar e dizer: “Eu não achei!, Não adianta procurar!”

-         Coloque a restauração de seu lar como o seu maior ideal de vida;

-         Não desista, vá em frente;

Texto: Mt 7:7; Tg 5:8 ; Ez 34:4 ; Sm 18:6-7 ; Is 55:6 ; Mt 18:10-14

 

 

 

 

V– ACIMA DE TUDO, ACENDA A CANDEIA

 

Comentamos por último, porém:

- Foi a primeira coisa que ela fez;

- No escuro ficaria difícil procura;

- Em João 8:12 diz para nos envolvermos de forma séria com Jesus;Ele iluminará sua história, sua casa, sua vida, etc... .

 

Talvez você diga ”mas eu sou religioso, eu tenho Jesus”. Ter Jesus do ponto de vista humano e religioso não basta. Você precisa nascer de novo ( II Co 5:17).

Com a unção do Espírito Santo, a possibilidade de dar certo e de achar o que se está procurando é maior. Não estou falando no sentindo de dom espiritual como: profecias, línguas estranhas, e sim, mais profundamente, dos frutos do Espírito  (Gl 5:22-26)que com certeza, ajudarão em muito para a restauração de muitas áreas que estão destruídas.

 

Nota: Tem gente sofrendo porque perderam dracmas em sua casa e sofrem mais porque estão procurando e não acham. Estão cansados, desesperados e desanimados.

O que falta? Acender a luz? Quanto a isto é preciso sempre esclarecer um coisa, pois alguns dizem: “Mas eu sou religioso, gosto de Jesus, creio nele!” A Bíblia diz que até o diabo crê e treme ( Tiago2:19).

Ter Jesus é muito mais que isto, é entregar-se totalmente à Ele, deixando-o dirigir a sua vida pela leitura da Bíblia, procurando sempre estar em comunhão com Ele pela oração. E ainda se dispor a servi-lo.

 

 

QUE DEUS NOS AJUDE A ENCONTRAR OS VALORES PERDIDOS.

QUE O ESPIRITO SANTO NOS ILUMINE OS CANTOS A SEREM VARRIDOS.

AMÉM

 

 Elaborado pelo Pb. Almir da Silva Gomes

e-mail  ieadcolina@hotmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------

10 Elementos na Oração do Senhor

 

1.Um relacionamento pessoal com Deus - “ Pai nosso”

2.Fé -  “que estais nos Céus”

3.Adoração - “ santificado seja teu nome”

4.Expectativa - “Venha teu reino”

5.Submissão -  “ seja feita a tua vontade”

6.Petição -  “o pão nosso dá-nos hoje”

7.Confissão – “perdoa-nos as nossas dívidas”

8.Compaixão – “assim como nós perdoamos aos nossos devedores”

9.Dependência – “e não nos induzas a tentação, mas livra-nos do mal”

10.Reconhecimento – “porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.

 

Razôes  para Orar

 

1. Tg  5.13-15  “ A oração cura o doente”

2. Mt 9.38        “ A oração envia obreiros”

3. Lc 22.32       “ A oração derrota o Dianbo”

4. Mt 21.22, Mc 9.29   “ A oração realiza o impossível”

5. Jd 20              A oração fortalece o santo”

6. Lc 11.9,10    “ A oração revela a vontade de Deus”

7. At 1.14; 2,42;6.4; 12.5 – “Exemplo da igreja primitiva

 

Qualificações para a Oração

1. Sl 10.17              “ A oração deve ser humilde”

2. Sl 27.4;At 12.5   “ A oração deve ser clara”

3. Mt 6.7   -             “ A Oração deve ser simples”

4. Sl 145.18  -          “ A oração deve ser sincera”

5. 1Jo 5.13-14          “ A oração deve estar de acordo com a vontade de Deus”.

 

Impedimentos para a Oração

1.  Mt 6.5           - “ Falta de sinceridade

2.  Lc 18.10-14  - “ Orgulho”

3.  Sl 66.18         - “ Pecados não confessados”

4.  Tg 1.5,6         - “Incredulidade”

5.  Ml 3.8-10       - “ Roubar a Deus”

6.  Zc 711-14       - “ Recusar submeter-se ao ensinamento bíblico”

 

Motivos pelos quais devemos Orar

 Mt 14.30                   - “ por nós mesmos”

Tg 5.16; Rm 1.9            - “ Uns pelos outros”

Ef 6-19,20                  - “ Pelos Pastores”

Mt 5.44                      - “ Por nossos inimigos”

1Tm 2.1                      - “ Por todos os homens”

 Elaborado pelo Pb. Almir da Silva Gomes

e-mail  ieadcolina@hotmail.com